
“Vamos criar uma jóia que possa refletir o tempo que estamos a viver.
Ser social faz parte do nosso DNA Agora vivemos num novo Mundo.
Agora vivemos num novo Mundo.
A pandemia mudou a forma como interagimos, por tempo indeterminado.
Agora temos de ser capazes de nos mantermos distantes, mas unidos, tentando viver a normalidade possível.
Com base nestas premissas, idealize uma jóia em que esteja subjacente o conceito de distanciamento.
Poderá desenvolver o tema formalmente ou abordá-lo sob o ponto de vista conceptual.”
Paula Vieira
Projecto – 1º semestre 2020/21
CJLX
Distanciamento…
A maneira como lidei com o surgimento desta pandemia foi a pior possível.
Devido a certas circunstâncias da minha vida familiar fui obrigada a sair da minha casa, do meu espaço. Larguei os meus projectos e as minhas ambições, larguei o meu eu. Enfiei-me num buraco e não queria sair de lá de maneira nenhuma e por razão alguma. Distanciei-me completamente da minha família e dos meus amigos, com medo, por mim e por eles.
Confesso que nada fiz para lutar contra isso – nessa altura simplesmente não acreditava que a vida alguma vez pudesse vir a melhorar… nem para mim, nem para ninguém… e por isso, para quê? Com que objectivo? Simplesmente não valia nem a pena, nem o esforço, seria apenas tempo perdido.
Hoje vejo que não foi tempo perdido, mas sim tempo que perdi, para reflectir, aceitar, aprender e melhorar. Apesar de continuar tudo muito incerto já acredito que não é o fim do mundo (pelo menos para já!)
A maneira como abordei este projecto foi a mais contraditória e literal possível – é uma jóia ambígua com 2 possibilidades, uma que nos afasta, e outra que, para percebermos o que é, temos que chegar perto, muito perto… Para de imediato, nos afastar de novo.
O exercício escolhido para esta jóia foi o da pulseira de charneira com fecho de charneira adaptado para uma gargantilha com a técnica de cloisonné. O metal utilizado é o latão com acabamento oxidado.
A gargantilha possui 6 longas penas de pavão, mas, para não ser só mais uma jóia incómoda da minha colecção, estas podem ser substituídas por outras 6 peças que nos dizem… GO AWAY…
Eva Nunes
GoAway

but
